SeaRubbish2Cap

From rubbish to new life

Programa dos eventos

Meet the project - 20 de março - online

10.00 Recepção dos participantes
10.10 1ª parte
Sessão de abertura e apresentação do projeto
10.20 2ª parte
Entrevista PIEP: Renato Reis
10.40 Entrevista Bitcliq: Pedro Manuel
11.15 3ª parte
Mesa redonda
Conversa com os 4 parceiros: Renato Reis, Pedro Manuel, Pedro Ramalhete e João Redol
Moderador: Tânia Simões
12.00 Q&A
12.10 Apresentação do concurso de ideias
12.20 Apresentação de novas datas dos eventos
12.30 Encerramento

Upcycling: oportunidades da circularidade - 18 de Abril - híbrido

Upcycling consiste na transformação de resíduos ou materiais menos valorizados em novos produtos com uma nova utilidade, contribuindo significativamente para a Economia Circular.

No contexto do segundo evento, vamos explorar esta temática, realçando a relevância dos materiais poliméricos, através de um diálogo construtivo e destacando as práticas, desafios e oportunidades no setor, fomentando a valorização de resíduos e a sustentabilidade ambiental.

9.30 Recepção
10.00 Sessão de Abertura

Vice-Presidente CM de Sobral - Dr. Luís Soares

10.15

Sessão 1 - Mesa Redonda : "Desafios e oportunidades upcycling"

Moderador: Cátia Zoraida | PIEP
Nuno Aguiar | APIP
Elisabete Costa | BlueBio Alliance
Francisco Ferreira | Smart Waste Portugal
Bruno Silva | PIEP

11.00 Coffee Break
11.15

Sessão 2 - Case study: Mar e Materiais

António Martins | Bio4Plas
Pedro Brasil | Pixair
Bernardo Barreiro | R Biente

12.30

Notas finais e Encerramento

João Redol | Neutroplast


Evento final - 30 de abril - Híbrido

No evento final, serão apresentados os resultados do projeto, incluindo as embalagens desenvolvidas e a traçabilidade do processo. Além disso, haverá uma mesa redonda para discutir futuras tendências na proteção dos oceanos e prevenção da poluição.

Local: Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar
Rua Do Conhecimento, N.º 4 2520 - 614 Peniche
9.00 Receção
9.30 Sessão de Abertura

Sérgio Leandro | ESTM - IPL

DocaPesca

Rute Assis | DGPM
João Redol | Neutroplast

9.50 Apresentação de Resultados do Projeto
10.40 Coffee Break
11.10

Mesa Redonda - Tendências futuras na proteção dos oceanos e prevenção da poluição.

Moderador: Bruno Silva | PIEP

Mesa: DocaPesca, APA, Fórum Oceano

12.10 Espaço/mesa: o futuro do projeto

Discussão das possibilidades de aplicação e desenvolvimentos do projeto.

Moderador: Sérgio Leandro | ESTM-IPL

Mesa: Pixair, OMA, Neutroplast

13.00 Sessão de Encerramento

Evento com o apoio de


Bernardo Barreiro

R Biente

O meu nome é Bernardo Barreiro, tenho 22 anos e trabalho na área do ambiente há cerca de 1 ano. Sou formado em gestão de marketing no IPAM Lisboa e inscrevi-me recentemente numa pós-graduação relacionada com Protocolo e Gestão de Eventos. Trabalho na R Biente, empresa de gestão de resíduos, onde apresentamos soluções aos mais diferentes níveis de mercado, no que toca à prestação de serviços de gestão global de resíduos. O meu interesse de ingressar na R Biente foi, por um lado, a oportunidade que me foi confiada em ajudar a desenvolver a área comercial da empresa, como também a importância, cada vez maior, que é cuidar do nosso meio ambiente.

Mónica Fernandes

Moderadora

A Mónica Fernandes tem formação académica em química, com experiência em R&D. Tirou a licenciatura em Bioquímica e mestrado em Química Orgânica na Universidade de Aveiro, e doutorou-se em Catálise e Valorização de biomassa pela Universidade Técnica de Eindhoven, nos Países Baixos. Pelo caminho, trabalhou em vários grupos de investigação na academia e fora dela, em três países diferentes e com inúmeros parceiros. Neste momento, dedica-se à gestão de projetos no PIEP.

João Redol

Diretor de Inovação e Desenvolvimento da Neutroplast

João Redol é o Diretor de Inovação e Desenvolvimento da Neutroplast, uma empresa líder em soluções de embalagens plásticas para o setor farmacêutico. Com uma profunda paixão pela inovação, João Redol desempenhou um papel fundamental na promoção do compromisso da empresa com soluções de embalagem de ponta. A sua ampla experiência em ciência de materiais e dedicação à sustentabilidade levaram à criação de embalagens de última geração, que atendem aos rigorosos requisitos da indústria farmacêutica. João Redol está na vanguarda do avanço da indústria, ampliando os limites do que é possível em embalagens farmacêuticas, garantindo a entrega segura e eficiente de medicamentos essenciais para pessoas em todo o mundo.

Francisco Ferreira

Smart Waste Portugal

Engenheiro do Ambiente, concluiu o mestrado integrado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. A sua experiência profissional passou por projetos de economia circular, sustentabilidade, empreendedorismo e inovação, em empresas como a DouroAzul, a MyGreenApp, e a UpValue - Circular Solutions. Membro estagiário da Ordem dos Engenheiros, ao longo do seu percurso tem vindo a realizar diversas ações de formação, em áreas diversificadas, como a sustentabilidade empresarial, a integração dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável nas organizações, a gestão de resíduos, entre outros. Já se envolveu em diversos projetos sociais e organizações estudantis, como coordenador e voluntário. Atualmente, desempenha a função de Gestor de Projetos na Associação Smart Waste Portugal, sendo também Vice-Coordenador do SWYP - Smart Waste Young Professionals.

Cátia Zoraida

Moderadora

A Cátia Zoraida tem formação académica em Engenharia e Gestão Industrial, pela Universidade do Porto. Atualmente, dedica-se à gestão de projetos no PIEP. Na agenda Sustainable Plastics, nomeadamente no projeto Neutro.bottle, colabora com a NEUTROPLAST e o INESC TEC onde se pretende desenvolver embalagens (primárias e secundárias) para as áreas Farmacêuticas e Alimentares, com base em novos Biomateriais, em substituição do PE e PP.

Nuno Aguiar

Diretor Técnico | APIP – Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos

Nuno Aguiar é licenciado em Engenharia do Ambiente pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade
Nova de Lisboa.

Possui 16 anos de experiência nas áreas da gestão de resíduos, reciclagem e indústria de embalagens de
plásticos, formação, consultoria e auditorias ambientais, dos quais 12 anos foram ao serviço da PLASTVAL -
Valorização de Resíduos de Plástico, S.A., enquanto Gestor de Operações.

Atualmente assume a função de Diretor Técnico na APIP - Associação Portuguesa da Indústria do Plástico, onde
é responsável pela coordenação de todas as áreas técnicas. É ainda auditor acreditado da EuCertPlast e
Recyclass, no âmbito dos esquemas de certificação de processos de reciclagem e de conteúdo de reciclado de
plástico em novos produtos.

Elisabete Costa

Consultora e Gestora de Projetos na BlueBio Alliance

Consultora e Gestora de Projetos na BLUEBIO ALLIANCE, Elisabete da Costa é licenciada em Química Industrial, mestre em Análise Instrumental e doutorada em Química Sustentável com o tema "Produtos de alto valor agregado de macroalgas: lipídios como compostos bioativos", numa parceria entre a Universidade de Aveiro e a empresa ALGAPlus. Após uma carreira na indústria e em pesquisa de estágio inicial, ela desenvolveu uma forte paixão pela transferência de conhecimento e pesquisa para a indústria. Atualmente, ela é uma entusiasta e ativa promotora de sinergias dentro do setor da bioeconomia azul, fomentando parcerias que podem contribuir para a melhoria de métodos, processos e produtos baseados em biotecnologia azul. Seja gerindo uma rede grande e diversificada de parceiros da cadeia de valor, orientando startups ou aconselhando em projetos, os seus interesses atuais incluem o uso inteligente e consciente de bio-recursos marinhos e biotecnologia aplicada como soluções para indústrias circulares e descarbonizantes, garantindo o desenvolvimento de uma economia sustentável.

António Martins

Membro do Conselho Executivo da Bio4Plas

António Martins é atualmente membro do conselho executivo da Bio4plas, uma empresa dedicada à produção de bioplásticos e biocompósitos, com vista à produção de materiais mais sustentáveis alinhados com uma visão de economia circular. No seu percurso profissional, o António conta com uma vasta experiência na gestão empresarial de projetos de inovação de cariz nacional e internacional em diversas áreas de engenharia.

Pedro Brasil

Representante da Pixair

Aerospace Engineer, pela Universidade de Kingston, Reino Unido 2001.Dedicado desde 2014 ao desenvolvimento, teste e aplicações de veículos as aéreos não tripulados em areas da Segurança, Vigilância e Ambiente. Empreendedor e Fundador da marca PIXAIR, Startup dedicada á obtenção de dados de Observação da Terra na Alta Resolução com recurso a Veículos aéreos não tripulados, com dois projetos em fase de conclusão respectivamente:

Simshore ( Parceiro)
SIMEC - Sistema Integrado de Monitorização de Erosão Costeira. ( Promotor)

Bruno Silva

Diretor da Área de Economia Circular e Ambiente no PIEP

Licenciatura em Engenharia de Polímeros pela Universidade do Minho, Especialização em Projeto e Fabrico de Componentes para Automóvel pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Gestão de Projetos e Advanced Management Programme pela Porto Business School, ESG Reporting Corporativo e não Financeiro pelo ISEG Executive Education, e Doutorando do Programa Doutoral em Gestão e Tratamento de Resíduos da Universidade do Minho.
Exerce na atualidade as funções de Diretor da Área de Economia Circular e Ambiente no PIEP, Polo de Inovação em Engenharia de Polímeros da Universidade do Minho, Centro de Interface Tecnológico Português, onde desenvolve atividades de investigação, desenvolvimento e inovação em parceria com a indústria nacional e internacional ao nível da sustentabilidade e da economia circular. Enquanto representante do PIEP tem tido participação ativa em diferentes plataformas a nível nacional e internacional, onde se destacam as participações enquanto membro indicado para a Circular Plastics Alliance da DG Grow da Comissão Europeia; o Pacto Português para os Plásticos; e a ECP4 - European Composites, Plastics and Polymer Processing Platform, plataforma europeia que agrega mais de 18 Instituições Europeias de Investigação, 4 Clusters Regionais e 3 Organizações Industriais Europeias do sector dos plásticos e compósitos. Possui mais de 25 publicações técnico científicas.

Gonçalo Santos

Coordenador de Internacionalização do Fórum Oceano

Licenciado em Sociologia pelo ISCTE e pós graduação em Direito e Economia do Mar pela Universidade Nova de Lisboa. Coordenador de Internacionalização do Fórum Oceano. Foi diretor de relações públicas da European Mar, secretário-geral da European International Shipowners Association of Portugal (EISAP) e chefe do gabinete da Secretaria Regional de Economia do Governo Regional da Madeira

Luis Cristino

 

Licenciado em gestão de empresas, Luis Cristino foi Director Executivo de diversas empresas têxteis e possui mais de 25 anos de experiencia na Industria têxtil. Destaca se como gestor empresarial e criativo no desenvolvimento de inovações têxteis de elevado desempenho e funcionalidade devidamente reconhecidos e comprovados. Profissional forte no desenvolvimento de negócios com particular ênfase no sector têxtil técnico e automotivo, em sustentabilidade e economia circular no sector.
Ao longo dos últimos anos, aprimorou suas competências em sustentabilidade, incluindo pós graduação em Economia circular e Estratégias de Sustentabilidade da Universidade de Cambridge, formação em relatórios de Sustentabilidade, Determinação da Pegada Carbónica, Comunicação para a Sustentabilidade na Moda, e participação de diversas formações masterclass de ESG, entre outros. Actualmente além de ter cofundado a OMA, uma plataforma de sustentabilidade que permite auxiliar as empresas na sua transformação de negócios , é também vogal para a CT218 - Comissão técnica para economia circular e ainda Presidente da AG da Academia do textil e Business Mentor da Blue Bio Value, um programa da fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação Oceano Azul para dinamização da biotecnologia azul e economia do mar.
Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no site concorda com a utilização de cookies.

Política de cookies

Usamos cookies próprios (funcionais/técnicos) e de terceiros: Google Analytics, para melhorar a sua experiência na visita. Ao continuar a navegar considera aceitar a nossa política de cookies.
A) Os cookies são pequenos ficheiros de texto com informação distinta que se armazena no disco rígido do Utilizador pelo acesso a uma página web ou portal da Internet e que são enviadas ao servidor web na seguinte conexão que se faça ao servidor.
B) A informação que se recolha fará exclusivamente referência às páginas do Site pelas quais o Utilizador tenha navegado. A finalidade é estatística, bem como conhecer os gostos e preferências dos Utilizadores em relação ao website. Caso o Utilizador tenha configurado o seu navegador de tal forma que impeça a criação de cookies ou o avise deste facto, tal não impedirá que o Utilizador aceda ao website, mas poderá impedir o correto funcionamento do mesmo.